Escola em comunidade no Tarumã-Mirim recebe 2ª Feira de Literatura Amazonense

Foto: Divulgação/Semed

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 9/4, a 2ª Feira de Literatura Amazonense, na escola municipal São Sebastião 2, localizada na comunidade São Sebastião, no Tarumã-Mirim, às margens do rio Negro. O evento, que celebra a Semana da Literatura Amazonense, destaca a rica produção literária da região e transforma a escola em um ponto de encontro para a comunidade escolar, com apresentações literárias que envolvem alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2.

O destaque da 2ª Feira de Literatura Amazonense são as apresentações literárias, com ênfase na literatura indígena e na preservação das línguas ancestrais. O evento contou com apresentações das aldeias Seanama Baré e Baré Yumuatirisá Ruka, além de encenações teatrais e literárias de estudantes do 1º ao 9º ano, inspiradas em autores como Thiago de Mello, Elson Farias e Maristela Lima.

Na ocasião, a gestora da escola, Filomena do Couto, afirmou que a 2ª Feira de Literatura Amazonense desempenha um papel fundamental na formação dos estudantes, além de contribuir para a preservação da cultura literária local.

“Participar da Feira de Literatura Amazonense é uma oportunidade única para nossos alunos. Além de enriquecer seu aprendizado, promove um ambiente de reflexão sobre a importância da nossa cultura e da literatura regional. É essencial que eventos como esse continuem a acontecer, pois ajudam a manter viva a nossa memória cultural, ao mesmo tempo em que incentivam as novas gerações”, disse a gestora.

Além das palestras, a programação do evento contou com apresentações culturais que destacaram as tradições da Amazônia. O líder comunitário, Jair Melgueiro, da etnia Baré, cantou no idioma indígena Nheengatu.

“O evento é muito importante para a nossa comunidade porque valoriza tanto o trabalho indígena quanto o não indígena. Ele nos dá a chance de mostrar toda a nossa cultura para o nosso povo, o que agrega muito valor, pois demonstra o quanto nós, indígenas, somos importantes para a construção literária”, comentou o indígena.

Para muitos alunos da zona rural, a feira representou uma oportunidade única de se aproximar dos livros e dos autores que, muitas vezes, não estão ao alcance de todos.

“Aprendemos muito sobre o tema, pois realizamos diversas pesquisas sobre os autores, escritores e poetas locais. Preparamos uma dança para expressar a nossa cultura, mostrando o que acontece em nossa aldeia, os traços indígenas e suas caracterizações. Também decoramos o painel com os objetos que usamos no dia a dia da aldeia”, contou a aluna Adriane de Souza, do 8º ano.

Semana da Literatura

A Semana da Literatura Amazonense foi regulamentada pela Lei Municipal nº 882/2005, que institui o início do mês de abril para trabalhar a programação nas unidades escolares da rede municipal de ensino.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *