Produtores rurais de quatro municípios do AM são beneficiados com 71 toneladas de jerimum

Foto: Jhonny Marques/ADS

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) adquiriu 71 toneladas de jerimum para beneficiar produtores rurais em quatro municípios do interior do estado. A previsão é que sejam adquiridas 100 toneladas do produto para apoiar 22 famílias da agricultura familiar a reduzir os prejuízos causados pelo período da cheia dos rios nos municípios de Careiro da Várzea, Iranduba, Manaquiri e Manacapuru.

De acordo com a diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa, a meta da ADS é auxiliar no escoamento da produção para evitar perdas. Parte dos produtos são destinados a organizações sociais atendidas pelo Programa de Assistência Familiar (PAF), desenvolvido pela ADS, e para comercialização nas redes de supermercados da capital.

A coleta dos produtos foi realizada conforme cronograma estabelecido pela equipe técnica da ADS, que atua no Balcão de Agronegócios. A retirada das 71 toneladas de jerimum junto aos agricultores iniciou no último dia 31 de março, com a aquisição de 25 toneladas, seguiu no dia 3 de abril, com 20 toneladas, e foi finalizada nesta segunda-feira (07/04), com a coleta de mais 26 toneladas.

“A ADS vem acompanhando os agricultores desses quatros municípios que estão com a produção afetada devido a subida do nível das águas. Estamos dando todo apoio para que eles não tenham prejuízos, auxiliando no escoamento e, principalmente, fortalecendo a agricultura familiar”, ressaltou Michelle Bessa.

“Nós não tínhamos para quem vender essas 26 toneladas de jerimum. ADS veio com a gente e está agora garantido a venda dos nossos produtos e não teremos perda, pois a área do plantio já está debaixo de água”, disse o produtor Carlos Damaceno, de Manaquiri, um dos contemplados com a intermediação da negociação dos produtos.

O coordenador do Balcão de Agronegócios da ADS, Mario Moura, explicou que a equipe técnica realiza a avaliação em propriedades rurais dos produtores e, após essa etapa, é verificada a capacidade produtiva de cada produtor. A partir daí, as redes de supermercados de Manaus são acionadas para a negociação dos produtos.

“Essa ação é importante e nós realizamos um esforço maior, em conjunto com todo o Sistema Sepror (Secretaria de Estado de Produção Rural), que nos possibilita, além de Programas como o PAF, também no auxílio logístico de entregar toda essa produção ao comércio local da capital”, destacou Mário Moura.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *