
Foto: Divulgação
O final de semana em Manaus está repleto de eventos culturais para todos os gostos. Para os foliões, o Carnaboi termina neste sábado (8/3), no Studio 5 (avenida Rodrigo Otávio, 3.555, Distrito Industrial), com entrada gratuita. O evento mescla a energia do Carnaval com a tradição do boi-bumbá e contará com apresentações de grandes nomes do gênero, com transmissão ao vivo pela Rede Amazônica.
Ainda no clima carnavalesco, o Carnaval do Povão vai movimentar a Alameda Alphaville, no bairro Novo Aleixo.
Neste sábado (8/3), às 20h, será a vez do desfile das nove escolas do grupo experimental, como Diamante Negro, Imperatriz Manauense, Mocidade da União, Império do Cajual, Do Amor, Marquesa Imperial e União Leste.
No domingo (9/3), a partir das 17h, acontecerá a apuração dos desfiles, o baile infantil Piratas e o encerramento da festa ficará por conta da Banda Forró Festança.
A grande novidade deste ano é que a escola campeã do grupo experimental subirá para o grupo de Acesso B e desfilará no Sambódromo em 2026. O evento tem entrada gratuita.
Provedoras
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Governo do Amazonas e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa promovem dois eventos especiais. A Exposição Provedoras, que reúne 40 fotografias de 18 fotógrafas, será inaugurada neste sábado (8/3), às 19h, no Centro Cultural Palácio Rio Negro (avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro de Manaus).

Foto: Divulgação
A mostra retrata a rotina de mulheres trabalhadoras, como lavadeiras, médicas e artesãs, e ficará aberta ao público até 8 de abril. Além disso, no dia 8 de março, às 15h, será lançado o livro “Formas da Brasilidade Feminina”, na Biblioteca Pública do Amazonas. A obra reúne crônicas e contos de 21 autoras brasileiras sobre folclore, educação, natureza e a vivência das mulheres no país.
Cineastas Mulheres
Ainda no sábado (8/3), o Teatro Gebes Medeiros (avenida Eduardo Ribeiro, 937 (antigo Ideal Clube), Centro de Manaus) será palco da Mostra de Filmes de Cineastas Mulheres do Amazonas, a partir das 17h, com entrada gratuita e classificação indicativa de 14 anos. Esta mostra especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher exibe uma seleção de curtas-metragens produzidos por cineastas amazonenses.
Entre as obras estão “Doida é a Mãe”, dirigido por Elisa Bessa; “Os Anseios das Cunhãs”, com direção de Regina Melo; “Sabores do Tarumã”, dirigido por Michelle Moraes, e “Pranto Lunar”, de Dheik Praia.
Deixe um comentário