
Foto: Divulgação/Semulsp
Com o objetivo de reduzir os impactos ambientais e sanitários causados pelo descarte irregular de pneus, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), iniciou, nesta quinta-feira, 30/1, uma ação de monitoramento e sensibilização na avenida Tefé, na zona Sul da capital. A iniciativa visa orientar a população sobre a destinação correta desse material e reforçar o compromisso da gestão municipal com a limpeza urbana.
Somente entre os dias 2 e 28 de janeiro, as equipes da secretaria recolheram mais de 5 mil pneus descartados de forma irregular em diversos pontos da cidade. De acordo com o titular da Semulsp, Sabá Reis, o local é um dos pontos da cidade com maior incidência de descarte irregular de pneus, o que motivou a instalação da barraca de monitoramento e sensibilização.
“Nosso objetivo é orientar e sensibilizar as pessoas, evitando que pneus continuem sendo descartados de maneira inadequada, como determina o prefeito David Almeida. Com essa barraca de coleta, estamos criando um ponto acessível para que todos possam contribuir com a limpeza da cidade e a preservação do meio ambiente”, reforça Sabá Reis.
A barraca foi montada próximo ao rip-rap do igarapé, um dos locais onde frequentemente são jogados pneus e outros materiais recicláveis. No local, agentes da Semulsp estão orientando moradores, borracharias e comerciantes da região, além de receberem resíduos recicláveis.
A ação, que iniciou às 15h, seguirá até as 20h. Estudos da Semulsp indicam que é nesse período que ocorre o maior volume de descarte irregular de pneus na área. Para combater esse problema, a prefeitura também irá instalar uma barraca de coleta, onde a população poderá descartar voluntariamente resíduos recicláveis de forma adequada.
“A Prefeitura de Manaus está fazendo sua parte, mas precisamos da colaboração de todos. O descarte irregular de pneus não é apenas um problema ambiental, mas também de saúde pública. Essa ação reforça nosso compromisso com a limpeza urbana e mostra que, juntos, podemos transformar nossa cidade em um lugar melhor para viver”, afirmou.
Conscientização
O descarte inadequado de pneus é um problema recorrente em Manaus e pode gerar acúmulo de lixo, entupimento de canais de drenagem e até a proliferação de doenças, como a dengue, já que pneus abandonados acumulam água parada, tornando-se criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Para minimizar esse impacto, a Semulsp realiza um trabalho sistemático de coleta para evitar que esses materiais fiquem espalhados pela cidade. A ação, iniciada nesta quinta-feira, faz parte desse esforço contínuo para conscientizar a população e oferecer alternativas mais sustentáveis para o descarte.
Destino sustentável para pneus coletados
Os pneus recolhidos pela Semulsp, assim como os entregues voluntariamente pela população nos pontos de entrega voluntária (PEVs), são encaminhados para instituições especializadas na reciclagem e reaproveitamento desse material. Entre os principais destinos estão:
ReciclaNip – Entidade referência mundial em logística reversa, desenvolvida e gerida pela indústria nacional de pneus. Em Manaus, mantém um Posto de Entrega Voluntária (PEV) no km 3 da estrada do Puraquequara, onde os pneus coletados são enviados para reaproveitamento sustentável.
Amera Recicladora – Empresa que atua no recolhimento de pneus descartados na Amazônia e os transforma em produtos emborrachados e equipamentos para academias. Em Manaus, a Amera mantém uma unidade de coleta na Bola da Suframa, onde recebe pneus inutilizados para processamento.
A parceria com essas entidades garante que os pneus recolhidos não se tornem resíduos poluentes e sejam reaproveitados de forma ambientalmente responsável.
A Prefeitura de Manaus segue firme no compromisso de reduzir o descarte irregular de resíduos, promovendo a educação ambiental e garantindo que materiais como os pneus tenham uma destinação correta. A população também pode contribuir denunciando pontos de descarte irregular e aderindo a práticas mais responsáveis, para um ambiente mais limpo e seguro para todos.
Deixe um comentário