
O Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), realizará uma audiência pública nesta quarta-feira. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
O Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), conhecido pela liderança na mobilização pelo fim da escala de trabalho 6×1, realizará uma audiência pública na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (4/12). O encontro busca ampliar o apoio parlamentar à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) liderada pela deputada Erika Hilton (PSol-SP), que propõe a redução da jornada semanal de 44 para 36 horas e visa abolir a escala de seis dias trabalhados para um de descanso.
O coletivo, liderado pelo vereador eleito Rick Azevedo (PSol-RJ), intensificou as ações nos últimos meses, incluindo panfletaços em diversas cidades brasileiras e manifestações em prol da causa. A audiência pública será um marco para reforçar a conscientização sobre os direitos trabalhistas e pressionar o Legislativo a avançar com a PEC.
Manifestações e paralisações
Como resultado das ações do VAT, trabalhadores da multinacional Pepsico, em Sorocaba (SP), realizaram uma greve histórica na última semana, reivindicando o fim da escala 6×1. A paralisação, iniciada em 26 de novembro, foi suspensa após quatro dias, após uma assembleia conduzida pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Laticínios e Alimentação de São Paulo (StilaSP). A empresa comprometeu-se a apresentar uma nova proposta até o dia da audiência pública no Congresso.
Nas redes sociais, Rick Azevedo convocou outros sindicatos a seguirem o exemplo dos trabalhadores da Pepsico, destacando a importância da união da classe trabalhadora para pressionar grandes corporações e o governo.
Mobilizações pelo Brasil
O VAT também iniciou uma série de panfletaços para engajar a população na causa. Ações foram realizadas em Vila Velha (ES) e Campo Grande (MS) no fim de semana, e, no Distrito Federal, a campanha começou no domingo (1º/12), com atividades previstas até o final do ano em locais como o JK Shopping e o DF Plaza.
A mobilização do VAT tem ganhado força e visibilidade, apontando para um cenário de maior pressão social e política por mudanças significativas nas condições de trabalho no Brasil. A audiência pública do dia 4 será um teste importante para medir o apoio parlamentar e o impacto da luta coletiva nos próximos passos da tramitação da PEC.
Deixe um comentário