Fausto Jr deixa o Governo e volta à Câmara Federal. O que houve?

Fausto Jr deixa o Governo

Fausto Jr deixa o Governo e Marcellus Campelo (à esquerda, conversando com ele) deve voltar à Sedurb

O deputado federal Fausto Jr (União Brasil) renunciou à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O Portal do Marcos Santos apurou que a renúncia do parlamentar se deve ao desejo de participar da eleição da Câmara dos Deputados, que acontece no dia 1º de fevereiro/2025. Outro fator importante é o momento de elaboração de orçamento e emendas parlamentares para o próximo ano. Não houve rompimento entre Fausto e o governador Wilson Lima.

Fausto Jr deixa o Governo e retira o mandato do suplente, Pauderney Avelino, que ocupava a vaga no parlamento federal. O ex-secretário assumiu no dia 18/01/2024, no bojo de um acordo “para pacificação interna do União Brasil”. A sucessão do partido no Amazonas estava em litígio judicial entre Pauderney, que foi secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), e o grupo político do governador.

O acordo, que levou Pauderney à Câmara dos Deputados, envolveu o presidente nacional do União Brasil, Antonio de Rueda, e ACM Neto, vice-presidente.

O deputado federal Saullo Vianna (União Brasil), citado como possível secretário municipal de Manaus, a convite do prefeito David Almeida, disse que não há hipótese de deixar a Câmara Federal. Se ele aceitasse, reabriria a vaga de Pauderney e fortaleceria o prefeito na bancada amazonense em Brasília.

 

Promete voltar

Fausto Vieira dos Santos Júnior é filho da presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Yara Lins. As informações apuradas pelo portal são de que ele retorna ao Governo, após a eleição de fevereiro. O acordo interno do União Brasil prevê que Pauderney fique no cargo até março de 2026.

A posse de Fausto Jr foi precedida de uma grande articulação administrativa do Governo do Estado. A Sedurb ganhou ares de supersecretaria, tendo como uma de suas principais atribuições a gerência do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim). Absorveu Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus, Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Cosama e Suhab.

A Sedurb tinha a promessa de receber naco significativo do orçamento estadual de R$ 30,1 bilhões, previsto para 2024. Entre outras coisas, a pasta seria uma espécie de “secretaria do asfalto”, no âmbito da disputa eleitoral do governador Wilson Lima com o prefeito David Almeida e outros prefeitos da Região Metropolitana, mas esse projeto se mostrou tímido.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *