Voluntários recolhem resíduos recicláveis em igarapés de Parintins

Foto: Divulgação/Camila Batista

Um grupo de voluntários se reuniu para realizar um mutirão inédito de limpeza no igarapé da Orla da União, em Parintins (distante 369 km de Manaus). A iniciativa “Limpeza de Rios, Praias e Manguezais” é uma parceria entre Sprite, o programa Blue Keepers do Pacto Global da ONU e a ONG Remada Ambiental, e faz parte da visão de um “Mundo sem Resíduos” da The Coca-Cola Company. Em Parintins, a ação soma-se ao programa “Recicla, Galera”, reafirmando o fomento à conservação ambiental e à gestão de resíduos onde o Sistema Coca-Cola Brasil atua.

A limpeza ocorreu no último dia 29, em meio às celebrações do 57º Festival de Parintins. O mutirão de limpeza contou com representantes da Coca-Cola Brasil e do Governo do Amazonas, além de uma equipe de apoio formada por profissionais do Blue Keepers, Impact Hub e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A ação também recebeu o apoio da Secretaria de Limpeza Pública da Prefeitura de Parintins e Sebrae.

“Estamos empenhados em fazer a diferença para as gerações futuras e ajudar a construir um mundo mais sustentável. Com o poder de marca de Sprite, seguiremos conscientizando a população sobre a importância de proteger nossos rios, mares e oceanos, e convidando parceiros para aumentar o engajamento em nossas ações voluntárias de limpeza. Afinal, acreditamos no poder de transformação e queremos promover ações que podem gerar impacto positivo para toda a comunidade”, afirma Ted Ketterer, diretor de Marketing Sênior da Coca-Cola Brasil.

Foto: Divulgação/Camila Batista

A guia de turismo Márcia Rebeca, que atuou como uma das voluntárias na ação, ressalta que iniciativas como essa influenciam as pessoas a buscarem mais consciência ambiental. “Há 8 anos participo de projetos como esse em Manaus para limpar e preservar igarapés. São ações pontuais, mas de grande impacto. Afinal, por meio delas podemos estimular a reflexão sobre o volume de resíduos que são jogados e que estão nas margens dos nossos rios”, destaca.

“Como influenciadora e guia de turismo, é essencial mostrar que ações como essa podem, sim, mudar nossa relação com o meio ambiente. Quando colocamos a mão na massa, fica mais fácil repensar a destinação que damos aos nossos resíduos e como podemos contribuir para um futuro mais sustentável do planeta”, completa Márcia.

Desde 2022, a Sprite tem colaborado com o Blue Keepers para realizar a ação “Limpeza de Rios, Praias e Manguezais” em todo o território nacional. Além do projeto de limpeza de igarapés, em Parintins, as pessoas que circularam pela ilha puderam acompanhar outras ações focadas na gestão de resíduos do local, com educação ambiental, voluntariado, capacitação dos trabalhadores e fortalecimento da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), promovidas pelo Sistema Coca-Cola Brasil.

Foto: Divulgação/Camila Batista

Ações em todo o Brasil

A Sprite tem intensificado ainda mais suas parcerias para fortalecer ações de sustentabilidade. Somente em junho, diversas ações de “Limpeza de Rios, Praias e Manguezais de Sprite” já foram realizadas em cidades como Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro. Em 2024, serão realizadas cerca de 30 ações de limpeza nas cinco regiões do Brasil, mobilizando voluntários para manhãs de sensibilização e engajamento no combate aos resíduos descartados em rios, praias e lagoas.

Essas ativações visam ir além da limpeza, promovendo pautas socioambientais nos locais por onde passa, e gerando mais visibilidade para as organizações que fazem a diferença em prol do meio ambiente.

Para a realização das ações, Sprite conta com uma rede de parceiros, que funciona como “Guardiões das Águas”. A marca trabalha ao lado de organizações com longa experiência na área ambiental para evitar que resíduos cheguem aos oceanos. Entre as instituições estão: Nossa Iracema (Fortaleza/CE), Remada Ambiental (Manaus/AM), Composta Belém (Belém/PA), Instituto Limpa Brasil (Recife/PE), Instituto Fundo Limpo (Salvador/BA), Route Brasil (Rio de Janeiro/RJ), Instituto Ecosurf (Santos/SP), Apoena Socioambiental, com o programa de impacto socioambiental Viva POA (Porto Alegre/RS), Beagá Limpa (Belo Horizonte/MG) e Ocupe o Lago (Brasília/DF).

Coca-Cola e Festival de Parintins

Pioneira no patrocínio de quase três décadas ao Festival Folclórico de Parintins, a Coca-Cola Brasil mantém uma parceria histórica com a região, que inclui investimentos em iniciativas que promovam o desenvolvimento econômico e sustentável local, além da redução das desigualdades sociais. Nos últimos dez anos, mais de R$ 30 milhões foram investidos no festival.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *