Bois Caprichoso e Garantido iniciam transporte de alegorias de volta aos galpões dos bumbás

Bois Caprichoso e Garantido iniciam transporte de alegorias de volta aos galpões dos bumbás

Os bois fazem um investimento alto na confecção das alegorias (Foto: Peta Cid)

O Bumbódromo de Parintins silenciou após o festival, mas no seu entorno, há muito trabalho pela frente para conduzir aos galpões dos bois Caprichoso e Garantido as gigantes estruturas que fizeram parte do espetáculo.

Do lado vermelho, os kaçauerés já estavam mobilizados nesta manhã de terça-feira, 02, para iniciar o translado até a Cidade Garantido. No lado azul, os Paickcés começaram cedo a levar os módulos para o galpão do Caprichoso. Kaçauerés e Paickcés são nomes dados aos empurradores de alegorias. São mais de 200 homens contratados pelos bumbás.

Na área de concentração os bois precisam montar todos os anos uma grande estrutura com muitos equipamentos e materiais que vão desde compressores até aos megas guindastes.

Também são contratados profissionais de segurança para evitar saques. Os bois fazem um investimento alto na confecção das alegorias e mesmo contratando seguranças, as ocorrências de furto de materiais ainda são registradas.

“Nós trabalhamos aqui com 120 homens e mulheres contratados pelo Caprichoso. Ficamos de guarda 24 horas, mas ainda some material”, conta Mailton Oliveira de Souza que coordena a equipe junto com Eduardo Alves.

O Caprichoso que tem seus galpões nas proximidades do Bumbódromo, pretende concluir hoje o retorno das alegorias. No Garantido, o retorno também será concluído o mais rápido possível.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *