Garantido faz apresentação vibrante e leva para arena a Cidade de Lindolfo como segredo da ancestralidade

Foto: Divulgação

Por Peta Cid

Especial para o Portal do Marcos Santos

Numa apresentação empolgante, sustentado pela emoção da galera, o Boi Garantido revelou o segredo da ancestralidade amazônica na segunda noite de apresentação no 57º Festival Folclórico de Parintins, destacando a Baixa da Xanda como a Cidade de Lindolfo e homenageando as figuras que ajudaram a compor a sua identidade.

A noite foi conduzida pelo apresentador Israel Paulain e teve David Assayag como levantador de toadas, que cantou as obras antológicas do Garantido.

Foto: Divulgação

O vermelho e branco se entregou à alegria e a primeira a participar da cena chegando no módulo temático do tema da noite foi a Porta-estandarte Lívia Cristina.

A lenda amazônica “As Amazonas” narrou a história das guerreiras da foz do rio Nhamundá, que derrotaram os anhangás kariwas liderados pelo espanhol Francisco Orellana, que desceram o rio Amazonas.

Foto: Divulgação

A força, habilidade e inteligência das belas cunhãs Ycamiabas, lideradas por konori. A cunhã-poranga Isabele Nogueira surgiu na alegoria e mais uma vez foi ovacionada pelo público.

No momento folclórico, Cidade de Lindolfo trouxe o módulo do Boizão. Um grande coração se abriu e surgiu o boi Garantido. Na mesma alegoria veio a Sinhazinha da Fazenda, Valentina Coimbra.

Foto: Divulgação

A Figura Típica do Garantido “Os Vaqueiros” homenageou a figura tradicional do vaqueiro que atua em interação com campos, florestas, lagos e rios. O vaqueiro varzeiro que campeia por pastagens naturais da várzea e, na cheia, nas marombas ou na terra firme.

A alegoria trouxe para sua evolução a Rainha do Folclore, Edilene Tavares.

Foto: Divulgação

O Ritual Indígena do povo Huni Kuin, com as doenças, os inimigos e as catástrofes naturais trouxe para a arena o Pajé Paketá.

A ritualística falava de forças do mal que são afastadas com a força do pajé Huni Kuin que viaja ao mundo dos espíritos para desenhar um mundo sem males.

Foto: Divulgação

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *