FVS-RCP intensifica vigilância hospitalar para prevenir doenças relacionadas ao Festival de Parintins

Foto: Divulgação/Girlene Medeiros/FVS-RCP

Durante o Festival de Parintins 2024, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), está fortalecendo as ações de vigilância hospitalar para monitorar e notificar doenças e agravos relacionados ao evento e outras de interesse à saúde pública.

Profissionais especializados seguem de plantão em unidades de saúde, dedicados a identificar precocemente qualquer situação que possa representar risco de casos vinculados às atividades festivas.

Em Parintins, as equipes técnicas da Vigilância Hospitalar e Qualidade da FVS-RCP estão atuando no Hospital Padre Colombo – Diocese de Parintins e Hospital Jofre Cohen.

“A equipe de vigilância hospitalar atua para resposta rápida e eficaz durante o Festival de Parintins. O objetivo é que doença ou agravo relacionado ao evento seja identificado prontamente, permitindo intervenções imediatas para proteger a saúde da população”, diz a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Durante o período festivo, além do monitoramento contínuo nos hospitais e unidades de pronto atendimento, a FVS-RCP segue em constante comunicação com os profissionais de saúde locais para atualização e compartilhamento de informações epidemiológicas.

“Essa coordenação integrada visa assegurar uma abordagem preventiva e eficiente diante de potenciais desafios de saúde pública”, afirma a responsável pela Vigilância Hospitalar e Qualidade da FVS-RCP, Evelyn Campelo.

Vigilância hospitalar e qualidade

Por meio da vigilância hospitalar e qualidade, a FVS-RCP atua em ações de monitoramento de infecções em serviços de saúde, controle de eventos adversos, gestão de riscos em saúde, auditorias e avaliações de qualidade, educação e treinamento em qualidade e segurança, implementação de protocolos e diretrizes e gerenciamento de informações em saúde.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *