Garantido encerra primeira noite do festival com o tema ‘Menina dos Olhos do Mundo’

Garantido encerra primeira noite do festival com o tema 'Menina dos Olhos do Mundo'

A cunhã-poranga Isabelle Nogueira na primeira noite do Garantido. Foto: Divulgação/Mauro Neto/Secom

Um espetáculo pautado pela emoção e tradição da Baixa do São José marcou a apresentação do Boi Garantido que encerrou a primeira noite do 57º Festival de Parintins, promovido pelo Governo do Amazonas, na madrugada deste sábado (29/06). O boi bumbá levou para a arena o tema “Menina dos Olhos do Mundo”, como parte do projeto “Segredos do Coração”.

O apresentador Israel Paulain convocou a galera vermelha e branca para juntos cantarem a toada ‘Vermelho’ iniciando a apresentação. A tradicional contagem revelou o Levantador de Toadas do Garantido na primeira noite, o ‘Uirapuru da Amazônia’, Sebastião Junior.

Garantido encerra primeira noite do festival com o tema 'Menina dos Olhos do Mundo'

Porta-estandarte Lívia Cristina. Foto: Peta Cid

A porta-estandarte Lívia Cristina surgiu do topo do módulo temático “Segredos da Vida”, abrindo a sua apresentação.

Para falar da origem da vida, subtema da primeira noite, a lenda amazônica Noçokem, mostrou a floresta encantada da era dos grandes Pajés e da história da Amazônia. A arena, a origem da vida, foi contada com base na resistência e sabedoria da nação indígena Sateré-Mawé.

A lenda trouxe a cunhã-poranga Isabelle Nogueira, que levou a galera ao delírio ao se metamorfosear em onça pintada. A cunhã foi homenageada no verso do Amo do Boi, João Paulo Farias, que falou sobre sua trajetória e o destaque dado ao Festival no BBB, reality da Rede Globo.

O Momento folclórico ‘Beija Flor, origem ancestral’ narrou a chegada do bumba-meu-boi e que em Parintins virou boi bumbá, com estilo e características próprias do povo. Na Baixa do São José foi criado pelo pescador Lindolfo Monteverde.

Uma das belas alegorias do Garantido. Foto: Peta Cid

A alegoria foi projetada pelo artista Francinaldo Guerreiro trouxe o Boi Garantido para sua evolução levantando a torcida. A Sinhazinha da Fazenda, Valentina Coimbra, evoluiu em seguida junto com o grupo Gandhicats.

A Figura Típica Ribeirinhas exaltou as pessoas que vivem nessas margens do Rio Amazonas, artesãs por excelência. O Boi homenageou Alexandrina Monteverde, mulher negra de fé, parteira, erveira, rezadeira, artesã que ajudou seu filho Lindolfo a confeccionar o primeiro boi. A Rainha do Folclore Edilene Tavares surgiu para sua evolução.

O Ritual Indígena da noite foi Transcendência Kanamari, onde o pajé Adriano Paquetá, com seus poderes superiores, pode neutralizar e vencer as forças maléficas que afligem seu povo. A alegoria foi projetada pelo artista Ozeas Bentes. O momento teve a participação de Sebastião Júnior com solo de guitarra para a performance do Pajé Adriano Paketá, o último a evoluir na Arena.

Garantido encerra primeira noite do festival com o tema 'Menina dos Olhos do Mundo'

A entrada do boi Garantido na arena. Foto: Divulgação/Mauro Neto/Secom

Pronto para a disputa

O presidente do Boi-bumbá Garantido, Fred Góes, destacou a importância de todo o corpo artístico para fazer um espetáculo tranquilo e pronto para a disputa do 33º título este ano.

“O coração está louco para revelar os grandes segredos. Posso dizer que o coração está bem, fechando a primeira noite sem nenhum estresse e com a nossa galera pronta para explodir. O artista é o vetor de todos nós, porque é ele quem nos anima e nos coloca para o alto”, declarou Fred Góes.

A carioca Isabela Domingos, 34, cruza o Brasil pelo terceiro ano para conferir de perto o espetáculo apresentado no Bumbódromo. Desde a primeira vez que veio, ela explica que já tinha sido escolhida pelo Boi Garantido.

“Eu acho o Festival de Parintins incrível e maravilhoso. Eu vim aqui para apreciar o meu Boi Garantido. Venho para sentir essa emoção que bate no meu coração”, afirmou Isabela.

A cunhã Isabelle Nogueira foi homenageada no verso do Amo do Boi, João Paulo Farias. Foto: Divulgação/Mauro Neto/Secom

57º Festival de Parintins

O Festival de Parintins é realizado no último fim de semana do mês de junho. Neste ano, o evento ocorre nos dias 28, 29 e 30 de junho. As ações do Governo visam fortalecer a promoção cultural, o turismo, a sustentabilidade, além de ações na segurança, fiscalização de embarcações e o combate à violação de direitos humanos.

 

Texto: Peta Cid com informações da Secom

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *