Festival de Parintins: Boi Caprichoso detalha apresentações do álbum “Cultura – O Triunfo do Povo”

Festival de Parintins: Boi Caprichoso detalha apresentações do álbum "Cultura - O Triunfo do Povo"

O bumbá vai exaltar Raízes, Tradições e Saberes durante sua apresentação no 57º Festival de Parintins (Foto: Divulgação)

O Boi Caprichoso apresentou para a imprensa no início da noite de hoje, 27, na Escola de Artes Irmão Miguel de Pascalle, o projeto de arena “Cultura, o Triunfo do Povo, detalhando as três apresentações que serão sustentadas por três pilares “Raízes, Tradições e Saberes.

“O Caprichoso vai falar do triunfo construído pelo povo de Parintins, do orgulho que nós temos de falar da nossa cultura”, declarou o presidente do Conselho de Artes, Erick que detalhou as três noites de apresentação.

O Caprichoso vai abrir a primeira noite do Festival levando para a arena a temática “Raízes: o entrelaçar de gentes e lutas” para colocar o bumbá como a força de mestres e mestras que deixaram a herança de amor pelo bumbá, o arauto da cultura popular.

O tema da segunda noite é “Tradições: o flamejar da resistência popular”. É a noite em que a “tradição” será o fio condutor da narrativa, em que o bumbá pede licença para falar daquilo que cultiva com todo o cuidado: as tradições que dão vida ao Boi Caprichoso.

A terceira noite, fechando o festival de Parintins o tema será “Saberes: o reflorestar das consciências” em que o boi torna-se, segundo o Nakanome, o escoadouro de vozes da ancestralidade em diversas expressões de saberes. “Saberes milenares. Nascidos em aldeias. Protegidos por mocambos. Navegantes em canoas, rabetas e barcos, por nossos ribeirinhos e ribeirinhas. De gente minorizada que semeou conhecimentos e, em metáfora popular, louva em procissões, reflorestando consciências. Reflorestar aprendido na necessidade de manter de pé nosso verde”, narrou.

O presidente Rossy Amoedo declarou estar honrado e feliz por chegar à presidência, representar a classe artística e potencializar o projeto. “Vencer será uma consequência de um planejamento e de uma organização. A gente quando tem um time desse como é o Caprichoso, a sente seguro para colocar na arena tudo o que foi planejado.

Além da participação da diretoria, dos itens oficiais, a coletiva do Caprichoso contou com a presença de várias lideranças indígenas como Beto Marubo, Djuena Tikuna e Davi kopenawa, que terão participação especial nas apresentações do bumbá.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *