Documentário ‘George Harrison: Living In The Material World’, de Martin Scorsese, estreia no Curta!

Foto: Divulgação

“Living In The Material World” é o nome do quarto álbum solo do ex-beatle George Harrison, lançado em 1973 e dedicado à espiritualidade asiática. Também é o título do documentário vencedor de dois Emmys (incluindo de melhor direção de não-ficção) de Martin Scorsese sobre o guitarrista, disponível no Curta!. O filme pode ser assistido também no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível na Claro TV+ e em CurtaOn.com.br.

Ao longo da produção, dividida em quatro partes, Scorsese retrata a jornada de Harrison, desde suas raízes em Liverpool até se tornar um dos músicos mais talentosos e influentes de sua geração. Através de entrevistas com o músico, Paul McCartney, Ringo Starr, Yoko Ono, Eric Clapton, George Martin e Phil Spector, além de farto material de arquivo, incluindo performances, o filme nos oferece um vislumbre raro da mente criativa por trás do lendário artista.

A primeira parte do documentário mergulha nos primeiros anos de George como membro dos Beatles, começando com os shows iniciais em Hamburgo e abordando a ascensão meteórica da beatlemania. A narrativa conduz o público através da fase psicodélica da banda e explora o profundo envolvimento de Harrison com a religião e a música indianas, um aspecto central de sua vida que o distinguiu dos outros membros dos Beatles.

Como guitarrista principal de uma das maiores bandas do mundo e compositor brilhante, Harrison poderia ter tido um status igual ao de Lennon e McCartney, mas por algum motivo não o teve. Como mostra o documentário, a parceria Lennon/McCartney foi, de certa forma, inspiradora para Harrison, mas também frustrante. Suas músicas não tinham “o gênio pop e a doçura viciante” do trabalho de seus colegas de banda. No entanto, tinham seu próprio poder.

“Sempre me senti muito próximo do público, foi onde cresci e por isso escrevi canções que eram como todos vocês podem experimentar isso. Está disponível para todos”, explica George em uma entrevista de arquivo.

Um dos momentos lembrados no documentário se passa semanas antes da morte de George Harrison, em 2001, quando ele oferece apoio a Ringo Starr, que estava prestes a viajar para Boston para acompanhar sua filha em sua batalha contra o câncer. Esse gesto de compaixão e amizade ressalta a natureza genuína e altruísta de Harrison, uma característica que seus amigos e colegas de banda recordam com carinho.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *