
Receita Federal inaugura Ponto de Atendimento Virtual em São Gabriel da Cachoeira
A Delegacia da Receita Federal em Manaus inaugurou mais um Ponto de Atendimento Virtual no Amazonas (PAV) em São Gabriel da Cachoeira. O ponto representa um marco importante para a 2ª Região Fiscal. Devido às dificuldades de acesso, os moradores deste município tem muita dificuldade em obter e regularizar seus documentos, incluindo o CPF.
O município está localizado no extremo noroeste do Brasil, a 852 quilômetros de Manaus, e ocupa uma área de pouco mais de 109 181,245 km², sendo o terceiro maior município brasileiro em extensão territorial. Sua população em 2021 era de 47.031 habitantes, e 9 entre 10 habitantes são indígenas, sendo o município com maior predominância de indígenas no Brasil. Ele faz fronteira com a Colômbia e Venezuela, logo também recebe um grande número de imigrantes. O município também é conhecido como “Cabeça de Cachorro”, por seu território ter forma semelhante à da cabeça desse animal
A Delegacia de Manaus, representada pelo seu delegado, auditor-fiscal Eduardo Badaró Fernandes, participou de várias reuniões em 2022 com o Ministérios Público Federal (MPF) e outros órgãos, que tinham como objetivo melhorar a presença do Estado em São Gabriel da Cachoeira. Em julho do mesmo ano, dois servidores da DRF/MNS participaram de um mutirão para emissão e regularização de CPF.
O ponto de atendimento surge como solução definitiva para os habitantes de São Gabriel e das regiões próximas ao município, pois tem o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento local da Receita Federal, disponibilizando na prefeitura o acesso a várias opções de serviços, e facilitar o acesso dos contribuintes, evitando que tenham que se deslocar até as agências e CAC da Receita Federal em outros municípios. A inauguração foi marcada por muita emoção de todos os envolvidos, significando grande conquista, tanto para a Receita Federal quanto para as pessoas que necessitam de seus serviços.
Participaram do evento de inauguração o delegado da DRF/Manaus, auditor-fiscal Eduardo Badaró Fernandes, assistente técnico-administrativo Marcos Teixeira de Souza, analista-tributária Cristhiane Rodrigues Martins da Silva, a Vice-Prefeita Eliane Farias Falcão, a Defensora Pública do Estado Danielle Mascarenhas, a representante da Secretária Municipal de Administração, Jane Lopes Otero, assim como representantes da SEMAS, da SEMMA, do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor/Procon, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social/CREAS e do Centro de Referência de Assistência Social/CRAS.
O PAV irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na avenida Dom Pedro Massa 240, Centro – São Gabriel da Cachoeira/AM.
O que é o PAV?
Os Pontos de Atendimento Virtual- PAV são uma iniciativa da Receita Federal em conjunto com as Prefeituras Municipais. O objetivo é aumentar a capacidade de atendimento local da Receita Federal, disponibilizando nas prefeituras o acesso a várias opções de serviços. E facilitar o acesso dos contribuintes, evitando que tenham que se deslocar até as agências e CAC da Receita Federal em outros municípios.
O atendimento é realizado por um servidor da Prefeitura que avaliará as solicitações e prestará orientações. Caso seja necessário, os documentos serão encaminhados por processo digital, para que a Receita Federal conclua o atendimento.
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