
Estudiosa da obra de Meireles, escritora virá a Manaus, para lançamento de livro em homenagem à poetisa.
Foto: Divulgação
A crítica de teatro Ida Vicenzia estará em Manaus para lançar neste sábado, 4/2, o livro “Uma homenagem a Cecília Meireles”, pela editora paulista Atma, do grupo Valer. O evento será realizado no espaço da Livraria Nacional, localizada na rua 24 de Maio, 415, Centro, às 10 h.
Com a “bênção” dos netos de Cecília, Ida, assim como sua musa, é jornalista. A obra com mais de 350 páginas celebra as mil e uma faces de Cecília Meireles, dona de uma poesia intensa e visceral.
Mas nem só de poesia viveu Cecília. Muito antes de se tornar a grande referência feminina na literatura produzida no Brasil, ela foi uma criança acima da média, bastante estudiosa. Ida conta neste livro que, aos 9 anos, a menia foi agraciada com uma medalha de ouro ao terminar, com louvor, os estudos, e recebeu a honraria das mãos do poeta Olavo Bilac, inspetor da escola. Aos 18 anos, estreou na literatura com o livro Espectros, e a sua obra mais conhecida até hoje é O romanceiro da Inconfidência, de 1953.
Ainda conforme Ida, a poetisa também foi professora, e daquelas engajadas na educação livre e acessível a todos.
Cecília passou com sua sensibilidade pelo jornalismo, pela crônica, pelo ensaio, pelas artes plásticas e pela literatura infantil. O livro de Ida está dividido em duas partes, distribuídas em 11 capítulos. Vicenzia traça em cada um detalhes da vida e obra, dos temas frequentes na produção literária de Cecília, como a identidade, a solidão, a passagem do tempo, a efemeridade da vida, o isolamento, o abandono e a perda.
Sobre Ida Vicenzia
Nascida no Rio Grande do Sul, Ida Vicenzia vive atualmente no Rio de Janeiro. Autora de diversos livros, como Elogio do gozo e As cidades orientais (contos); O teatro católico de Octavio de Faria, Antônio Abujamra – calendário de pedra – uma biografia; Sabática, a Gata Lunática (infantil); entre outros, a escritora é formada em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP, 1975), com mestrado e doutorado em Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), é crítica de Teatro, e membro da Associação Internacional de Críticos de Teatro (Aict), pesquisadora e dramaturga. Recebeu o Prêmio Monografia 2004, Literatura (PUC–Rio), da Casa de Cultura Laura Alvim por A Dama da Lua.
Deixe um comentário