
Toadas que são sucessos nas vozes de David Assayag (esquerda), Patrick Araújo (centro) ou Sebastião Jr (direita) agora podem ser interpretadas por você
Nem David Assayag, Sebastião Jr. ou Patrick Araújo. É a vez do torcedor soltar a voz. Usuários de iPhone já podem suprimir vozes de levantadores oficiais e cantar toadas de Caprichoso e Garantido, com bases originais. Trata-se do Apple Music Sing, uma função embutida no sistema operacional IOS 16.2. Como todas as composições dos bumbás parintinenses estão na loja Apple Music é só pesquisar, abrir e curtir o karaokê. Veja vídeo explicativo no fim desta matéria.
A atualização foi disponibilizada há cerca de duas semanas. Mas atenção: somente iPhones a partir do 11 (11, 12, 13 e 14) e SE 2022 estão aptos a utilizar o recurso. Os mais antigos ficam fora da cantoria. É que a programação exige o chip poderoso, que equipa modelos mais recentes.
Smartphones de outras marcas, que utilizam os sistemas operacionais Android ou Miui, ainda não têm o recurso. Outros tocadores, como Spotify e Deezer, ainda não têm essa possibilidade. É uma questão de tempo, até que a Apple atualize as versões para os demais usuários.
Outro detalhe importante é a necessidade de que a música tenha sido baixada da Apple Music. E algumas delas também não oferecem o recurso. Tudo indica que a Apple tornará, progressivamente, o karaokê padrão para um número cada vez maior de títulos.
Uma diferença, que para os mais “avançados” torna-se importante, é que o usuário é obrigado a cantar no tom do cantor. Nas versões modernas de karaokê é possível transformar um tom feminino em masculino e vice-versa, por exemplo, além de adaptar uma música levada por dupla como, digamos, Chiotãozinho & Chororó, que canta agudo, à voz dos mortais.
Como fazer
Há algum tempo, a Apple Music oferece a letra da maioria das músicas. Agora, quando um título estiver tocando e você clicar em cima dele, a tela seguinte exibirá um microfone, acima da linha de controle. É lá que está a possibilidade de aumentar ou diminuir o volume da voz do cantor – até tirá-lo por inteiro – e colocar a própria voz em cima da base da música.
O portal fez o teste com músicas como “Amazônia nas cores do Brasil” e “Sensibilidade”, do Caprichoso, e “Vermelho”, do Garantido. Funcionou perfeitamente. Tudo indica que o recurso abrange toadas mais recentes.
Já a maioria das toadas do CD de comemoração dos 100 anos do Caprichoso, infelizmente, ainda não toca no karaokê da Apple.
Outros
O Apple Music Sing disponibiliza milhões de músicas, indo da toada de boi bumbá ao rock, pop, country etc. Cantores brasileiros, como Chico Buarque e Tom Jobim, estão na lista do tocador.
Veja o vídeo explicativo sobre como usar esse karaokê, o Apple Music Sing:
Muito bom Marcos. Valeu a dica