
Onça ataca lavrador (no alto) e foi morta a terçadadas por amigos dele
O lavrador Pedro Vaz Ferreira, 67, saiu para caçar com dois dos cinco filhos. No meio da mata, os três se separaram e uma onça-pintada adulta atacou o idoso. Ele teve que lutar sozinho com ela e foi encontrado gravemente ferido. “Ela quebrou os ossos do rosto, o nariz e cegou ele. Ele perdeu a visão na hora. Ela furou o olho dele com a unha”, disse Davi Ferreira, 32, que caçava com o pai e o irmão mais novo, Josué, 25.
O ataque ocorreu na Zona Rural de Portel, na Ilha do Marajó, no Pará, domingo (07/11). Pedro Vaz foi transferido para uma unidade hospitalar de Belém nesta segunda-feira. A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) informou que o idoso foi para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua. Os primeiros socorros foram prestados no hospital municipal Wilson da Mota Silveira, em Portel.
Os vizinhos do lavrador entraram na mata, caçaram a onça e a mataram a terçadadas. As imagens do animal morto, com corte no pescoço, foram publicadas em diversos veículos do Pará.
Ataque
Ataques de onça a humanos são raros, embora os animais ainda sobrevivam em toda a Amazônia. “No primeiro momento, as onças costumam se afastar dos humanos. Só se estiverem muitos dias sem se alimentar ou com filhos novos é que se tornam mais perigosas”, disse um mateiro ouvido pelo portal, que não quis se identificar. “Hoje, a gente não pode nem falar essas coisas que acabamos sendo criticados”, justificou.
O ataque brutal do felino, em Portel, deixou o idoso em estado grave de saúde. Pedro teve o rosto parcialmente desfigurado e alguns ossos da face quebrados, além da perda da visão de um olho.
A onça-pintada é o maior felino do continente americano. Pode chegar a 135kg. A ocorrência do animal, segundo ambientalistas, significa que a área ainda tem boa preservação. É o que diz, por exemplo, o World Wildlife Fund (WWF), traduzido em português como Fundo Mundial da Natureza.
Odeio esses casos de onças mortas, estão em extinção, esses pragas estavam indo caçar, cacar o que ? Pra comer, sobreviver mentira, e os filgos covardes correram deixaram o velho. Para a onça é o que iria caçar, velho,fraco, fácil de pegar. Acho q os filhos queriam matar o velho e depous põe a culpa no bicho. Eles qie estam invadindo o território do animal.