
Mabel Calzolari deixa o filho Nicolas, de quase 2 anos, fruto da relação com o ator João Fernandes. Foto: Reprodução/Instagram
A atriz Mabel Calzolari morreu nesta terça-feira (22), aos 21 anos, vítima de aracnoidite, uma doença rara que causa uma inflamação da membrana aracnóide, que envolve a medula espinhal. A morte cerebral de Mabel, que também era conhecida pelo nome artístico de Maria Belén, foi confirmada pela mãe em sua rede social.
A jovem, que enfrentava a aracnoidite há dois anos, deixa o filho Nicolas, fruto da relação com o ator João Fernandes.
“Você pode partir, pode ir pra junto de Deus. Mas o que você inspirou e transformou estarão aqui para sempre”, escreveu a mãe de Mabel.
A atriz era natural de Córdoba, na Argentina, e a família veio para o Brasil quando ela tinha 6 anos. Trabalhou como modelo em várias campanhas publicitárias e, aos 15 anos, ingressou num curso de teatro no Paraná. Aos 18 anos, decidiu investir na carreira de atriz e mudou-se para o Rio de Janeiro. Em 2018, Mabel chegou a participar da novela “Orgulho e Paixão”, na Rede Globo.
O tratamento da aracnoidite, que incluiu diversas cirurgias, foi comppartilhado por Mabel em sua rede social. “Obrigado por lutar tanto por nós, pela nossa familia, por ter me escolhido e me dado o maior presente que existe no mundo. Seguiremos com a imagem do seu sorriso carismático que transformava e invejava muitos”, escreveu o ator João Fernandes.
A doença
A aracnoidite espinhal é uma inflamação da membrana aracnóide/espaço subaracnóide, que envolve a medula espinhal. A inflamação ocasiona uma fibrose que pode comprimir regiões da medula, além das raízes nervosas que transitam pelo espaço subaracnóide.
As principais causas são trauma espinhal (incluindo cicatrizes de cirurgias prévias), substâncias irritativas e infecções. Os sintomas são dor, fraqueza nas pernas, alterações de sensibilidade, alteração do controle do intestino e bexiga.
Não é possível reverter a fibrose já estabelecida, então o foco do tratamento é o alívio dos sintomas.
Deixe um comentário