Morre Édson, o vidente que disse ter visto Nossa Senhora em Itapiranga (AM). Veja a história completa

Morre Edson

Morre Edson, o vidente (foto) que chegou a ter em torno de si uma associação que construiu monumentos em locais onde disse ter visto as aparições

O suposto vidente Edson Glauber de Souza Coutinho, 49 anos, que teria visto Nossa Senhora do Rosário e da Paz, em Itapiranga (AM), faleceu esta tarde. A cidade fica a 250 quilômetros de Manaus, via rodoviária, pela AM-010 (Manaus-Itacoatiara) e Estrada da Várzea (AM-363). Ele sofreu quatro cirurgias no cérebro, em hospital particular de Manaus, lutando contra um tumor maligno. “Chegou em coma e não resistiu”, disse uma fonte do hospital.

Edson afirmou que viu a primeira aparição em 1994. A mãe, Maria do Carmo Carvalho de Souza Coutinho, também teria visto a santa. Itapiranga se transformou no maior ponto de turismo religioso do Amazonas. Nasceu a Associação Rainha do Rosário e da Paz de Itapiranga (ARRPI), com a intenção de transformar a cidade em nova Lourdes (França) ou Fátima (Portugal), locais onde teriam ocorrido outras aparições da virgem.

Dom Carillo Gritti, então bispo de Itacoatiara, não só apoiou Edson e a família, como acompanhou o vidente a Roma. Depois que ele faleceu, dia 09/06/2016, a postura da Igreja Católica mudou radicalmente e o arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, recomendou expressamente que os fiéis abandonassem as peregrinações a Itapiranga.

 

Obras

A família de Edson, com o pai Protogenes Gabriel da Costa Coutinho à frente, moveu ação contra a Prelazia de Itacoatiara. Exigiu indenização de R$ 1 milhão, alegando “quebra de contrato de Dom Carillo”, o que gerou a interrupção da construção de um grande santuário na cidade.

O terreno onde o santuário seria construído, onde as visões teriam acontecido, foi doado à Prelazia. Em troca, a Igreja Católica construiria o santuário. “… enquanto seu imóvel servia a Prelazia eram considerados idôneos, e, após apropriarem-se do bem, passaram a ser massacrados nas mídias internacionais e redes sociais, inclusive chamados de ‘O demônio e seus discípulos'”.

Clique aqui nesse link e veja a íntegra da Petição Inicial da Ação de Danos Morais da família de Edson.

 

Abandono

Com a Igreja contra, o turismo religioso, que lotava Itapiranga, definhou e, praticamente, desapareceu. A ARRPI ainda chegou a construir edificações nos pontos onde as visões teriam ocorrido, a Capela do Seringueiro, Árvore, Cruzeiro e Fonte.

Edson, segundo a fonte do portal, teria outras doenças, além do câncer, mas nada de Covid-19, como chegou a ser cogitado.

“Conversei muito com ele. Indaguei o que ele achava de os videntes de Nossa Senhora terem morrido muito cedo. Ele me disse: ‘O dia da minha morte será o dia mais lindo da minha vida’. Entre as previsões que fez está o de que Itapiranga se transformaria. Seria um lugar tão grande quanto Fátima e Lourdes”, disse o deputado estadual Tony Medeiros. Tony ajudou Edson a conseguir tratamento, até o falecimento, ocorrido esta terça (25/05).

O jornalista, escritor e professor de História Ribamar Bessa Freire publicou, em 1996, uma crônica satirizando as aparições relatadas por Edson.

Glauber publicou um longo relato, na Internet, uma espécie de diário sobre sua vida e as aparições. Clique aqui e você será redirecionado para esse relato.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *