
Praia do Lago fechada na vazante. Esta é uma foto da enchente e feita há cerca de dois meses. Foto: Tereza Cidade

Esse é o cenário desta segunda (12/10), com a água bem distante da faixa de areia e a praia fechada

Dá para ver a areia, sempre bonita, e a água distante

O cenário mudou completamente
Segunda-feira (12/10) de feriado e muito sol é hora de procurar uma praia. Se a Praia do Lago, em Paricatuba, município de Iranduba, resistiu bravamente à enchente, agora, na vazante, deve estar ainda melhor, certo? Errado. As águas desapareceram e a bela faixa de areia se transformou numa duna. O igarapé, onde os canoeiros fazem a travessia, se tornou um córrego. E a área de banho, distante quase 200 metros, é enlameada, cheia de cauixi.
O fenômeno da vazante, porém, não deixa de criar um visual impressionante. As fotos e vídeos que o portal fez no local mostram como, no auge da descida do rio Negro, a bela praia fica deserta, mesmo num dia de sol e feriado.

Da casa, de onde é feita a travessia para a praia, o curso d’água se tornou um filete e a praia se eleva feito uma duna. Foto: Marcos Santos

O córrego, mostrando o canal entre a vila e a praia. Foto: Tereza Cidade
“Isso aqui volta a dar praia somente lá para o mês de janeiro. O rio precisa subir e chegar aqui mais perto, para poder dar banho. Depois, só vai interromper em outubro, nesse época, mais ou menos”, disse um dos proprietários de restaurante na praia, que preferiu não se identificar.
Margem esquerda
Paricatuba, no entanto, oferece um belo visual do outro lado do rio, a margem esquerda do Negro, o lado de Manaus. Veja no vídeo acima. Do Tupé até a entrada do Tarumã, o branco das praias se impõe. E fica bem mais próximo, já que as margens do rio se aproximam.
Na vila, a chamada “praia Grande”, a mais frequentada, agora é a melhor para banho. Ela fica na linha reta de quem chega, na viela com uma nesga asfaltada, em frente às ruínas.
O rio se afasta também nas praias do Inglês, da Bica e do Chicão, atrás das ruínas do antigo hospital. O visual continua belo, mas o banho está prejudicado.
A entrada da vila do Paricatuba, onde vale o passeio, fica no KM-21 da rodovia AM-070 (Manaus-Manacapuru). Depois, o visitante percorrerá cerca de 15 quilômetros de um ramal asfaltado, até a chegada.

Um flagrante de árvore do igapó, perto da casa de onde se faz a travessia. Ela fica a maior parte do ano dentro d’água. Foto: Marcos Santos

A natureza sempre guarda um pouco de beleza
Como a duplicação da AM-070 já está concluída até lá e o ramal é totalmente asfaltado, o passeio é confortável. Um pouquinho de ação governamental e a vila seria opção ainda melhor para o manauara.
Deixe um comentário