
Bolsonaro entra na campanha em Manaus e na pré-candidatura a prefeito do coronel Alfredo Menezes, com esse bonequinho como sinal
O coronel Alfredo Menezes é o pré-candidato do Patriota à Prefeitura de Manaus. Apesar do modo estranho, digamos, como deixou a superintendência da Zona Franca de Manaus, o mote é ainda mais surpreendente: um boneco ao lado do presidente Jair Bolsonaro, que havia prometido não entrar na campanha das eleições municipais.
O deputado estadual Felipe Souza, que é o presidente regional do Patriota, já está convidando para o lançamento da pré-candidatura de Menezes. O evento será realizado na quarta (17/06), às 16h, no Da Vinci Hotel, apenas para a imprensa, buscando evitar aglomeração.
Padrinho
O presidente da República é o padrinho de casamento de Alfredo Menezes. Nem por isso preparou uma saída articulada para o afilhado. O anúncio da demissão da Suframa foi uma surpresa. Dois dias depois, no entanto, veio a justificativa de que o superintendente deixou o cargo “a pedido”.
A Prefeitura de Manaus ainda não concluiu o asfaltamento das ruas do distrito industrial, que seria a principal conquista “executiva” do ex-superintendente.
A justificativa de que as obras foram prejudicadas pela pandemia de coronavírus não vale. Na mesma ocasião, a Prefeitura manteve o cronograma e concluiu o Complexo Viário Ministro Roberto Campos, nos cruzamentos da avenida Constantino Nery com as ruas Pará e João Valério. A inauguração está marcada para dia 28/06.
Campanha
O lançamento da pré-candidatura de Menezes, com um desenho dele e do presidente, pode ser um sinal da campanha municipal. Bolsonaro terá candidato sim, em todas as capitais e principais cidades, além de estar disposto a participar da campanha. Ou não passou de precipitação do comitê ou do próprio candidato.
Manaus tem outro pré-candidato a prefeito com a “marca” bolsonarista. Trata-se do empresário da construção civil Romero Reis, presidente licenciado do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese). Amigo pessoal do presidente e do círculo próximo dele, Romero não decolou e tudo que ouviu do “amigo” foi que não entraria na campanha para a Prefeitura. A amizade dele e de Menezes, dos tempos da caserna, ficou estremecida desde o lançamento da candidatura.
Planejamento e articulação não têm sido o forte da gestão Bolsonaro, principalmente no que se refere à política propriamente dita. Mas o prefeito Arthur Virgílio se envolveu em pesado bate-boca com o presidente, depois que vídeo de reunião ministerial vazou e mostrou o presidente atacando-o diretamente. Arthur afirma que Bolsonaro é o principal aliado do coronavírus na pandemia.
A prática revela que o presidente presta muita atenção a questões pessoais. Logo, pode ser que, pelo embate com Arthur, esteja decidido a investir na tentativa de fazer o sucessor dele na Prefeitura de Manaus.
A ufam é a única instituição pública localizada no Amazonas que não voltou as aulas na forma de EAD. Seduc e uea já voltaram e ambas possuem unidades no interior. Peço que pergunte ao reitor Puga o motivo de total descaso com os estudantes.