
Chalub vira o jogo e recebeu em seu gabinete os desembargadores que representam a maioria. Lafayette Carneiro, Pascarelli, Jomar e Hamilton Saraiva estiveram com ele para manifestar apoio
O desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira voltou à condição de favorito para presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Rumores falavam que o acordo tácito da maioria, que o escolheu, seria rompido e o presidente seria Jomar Fernandes. O próprio Jomar, acompanhado, entre outros, do ex-presidente Flávio Pascarelli, foi a Chalub pedir que se candidate. “A maioria dos desembargadores foi até ele e eu sempre o apoiei”, disse Jomar.
Desfeito o rumor, Chalub está pronto para enfrentar o pleito do dia 14/04, na reunião do pleno. Serão escolhidos, além do presidente, o vice-presidente e o corregedor da corte. Ele ainda deverá enfrentar a chapa concorrente da desembargadora Socorro Guedes. O grupo que o apoia, porém, detém a maioria absoluta dos 26 desembargadores.
A chapa completa de Chalub tem Carla Reis como vice-presidente e Nélia Caminha para a Corregedoria do Judiciário.
Criminalista
O desembargador Domingos Chalub foi eleito pelo 5º Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM). Ele era um dos mais atuantes na área do Direito Penal do Estado.
As informações dos bastidores da escolha do presidente do TJAM era de que Chalub se recusou a participar de disputas. Ele teria afirmado, em diversas oportunidades, que a corte não pode ser dividida. Disputas intensas, como se desenhava este ano, deixaria rusgas que ele não gostaria de partilhar.
O desembargador, que sobreviveu a acidente gravíssimo, tem agora postura conciliadora, diferente dos arroubos da juventude. Ele esperou pacientemente que os boatos fossem dissipados e evitou entrar em atrito com colegas. Até o momento em que a maioria resolveu apelar para que se candidate. É o sinal de que o nome dele virou consenso.
Deixe um comentário