
Prédio ‘Carandiru’ começa a ser demolido após décadas de ocupação. Fotos: Roberto Carlos/ Secom
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), iniciou o processo de demolição de um prédio, na rua Japurá, conhecido como “Carandiru”, no bairro Praça 14, zona Sul de Manaus.
A edificação apresentava condições precárias e insalubres, com grave risco de desabamento, constatado por meio de laudos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Amazonas.
Prédio
A Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) atuou, nos últimos dois dias, para prestar assistência a algumas famílias que ocupavam o prédio, assegurando que não ficassem desamparadas após a desocupação.
Também atuaram nesse atendimento, servidores da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).
Desocupação
Com a desocupação, o primeiro passo foi a desativação, pela Amazonas Energia, de 83 ligações clandestinas de energia elétrica. A demolição total tem previsão de execução em até quinze dias, sob a coordenação da Seinfra.
A operação envolverá 25 trabalhadores que executarão o serviço de retirada de paredes manualmente. Vigas e pilares serão demolidas com equipamentos mecânicos e hidráulicos. A limpeza total da área deverá ser concluída em 30 dias e, após esse procedimento, o terreno será destinado à Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Operação
Participaram operação de desocupação, além da Seinfra, Suhab, Seas e FPS, a Defesa Civil do Amazonas, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, a Procuradoria Geral do Estado (PGE), Manaustrans, Amazonas Energia e Águas de Manaus.
Deixe um comentário