Cocaína transportada em avião que caiu perto de Coari some e ribeirinhos são ameaçados

Cocaína transportava em avião que caiu perto de Coari some e ribeirinhos são ameaçados

Cocaína transportava em avião que caiu perto de Coari some e ribeirinhos são ameaçados. Fotos: Divulgação

Uma suposta carga desaparecida de cocaína vinda da Colômbia tem provocado ameaças a ribeirinhos da comunidade Divino Espírito Santo, no Lago do Davi, no Município de Coari (distante 365 quilômetros de Manaus), segundo Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia Interativa da cidade.

O BO foi feito neste domingo (2), informando que uma família ribeirinha havia prestado socorro a um piloto, de nome não divulgado, acidente nas proximidades. A aeronave que ele estava, modelo protótipo Seamx M22 de prefixo PU-FDN, caiu na região, ficando nas copas das árvores.

Cocaína

Conforme dados preliminares da polícia, o avião levava uma carga de 68 quilos de droga. De acordo com o 5° Batalhão da Polícia Militar do município, o acidente ocorre no dia 19 de maio e desde então eles faziam buscas para encontrar a aeronave, o que ocorreu somente nesta segunda.

Moradores da área relataram que socorreram o piloto e o levaram até o hospital de Coari. Para sair do avião, ele desceu de uma altura de 20 metros. Antes de deixar a aeronave, o piloto teria contado que havia, na bagagem, droga transportada. Elas teriam ficado amarradas em galhos de árvores e que piratas do rio estavam atrás do entorpecente.

Ameaças de morte

Conforme o BO, as famílias relataram que os que prestaram auxílio ao piloto estão recebendo ameaças de traficantes, pelo sumiço da droga. De acordo com a ocorrência, eles deixaram as casas, com medo de execuções.

O delegado titular de Coari, José Afonso Barradas confirmou a ocorrência e a tensão causada na comunidade. Um inquérito, que corre sob sigilo, foi instaurado. “Temos fotos e informações sobre o piloto, mas não podem ser divulgadas pelo sigilo. Queremos saber porque ele não procurou a polícia ou as autoridades após a queda do avião, que ocorreu em abril. Após ser atendido no hospital, ele desapareceu”.

Colômbia

Barradas acredita que o avião levava cocaína da Colômbia para alguma cidade do Brasil. Coari está na rota do tráfico, recebendo entorpecentes vindos do Peru e Colômbia.

A investigação também vai apontar a origem e qual destino da aeronave, que tem capacidade de voo de 800 quilômetros, podendo levar o piloto e 100kg de carga. O avião é um modelo anfíbio de pequeno porte e caiu numa área de igapó. A área é de difícil acesso.

No local do acidente, os policiais militares tiraram fotos, marcaram a localização no GPS e fizeram buscas ao redor, mas nada foi encontrado. O caso é investigado pela Delegacia de Polícia Civil do Amazonas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *