
Moisés Sabbá faleceu aos 75 anos, em São Paulo. Na foto, ao lado da esposa, Vânia Sabbá. Foto: Fieam
O empresário Moisés Gonçalves Sabbá faleceu às 17h06 de sexta-feira (29/03), aos 75 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Os familiares aguardam os documentos para liberação do corpo, que deve ser transladado para Manaus na tarde deste sábado (30). A causa da morte ainda não foi divulgada.
Moisés Sabbá deixa esposa e três filhos. Ele é o filho mais velho do empreendedor Isaac Benayon Sabbá, fundador do IB Sabbá Ltda, o maior grupo de negócios a operar na Amazônia no século XX.
Refinaria de Manaus
A Refinaria de Petróleo Isaac Sabbá, edificada nas margens do Rio Negro em Manaus, iniciou suas operações em 6 de setembro de 1956 sob o nome de Companhia de Petróleo do Amazonas (Copam – Companhia de Petróleo do Amazônia). A refinaria foi inaugurada oficialmente em 3 de Janeiro de 1957, com a presença do Presidente Juscelino Kubitschek.
Em 1971, o grupo IB Sabbá em parceria com Shell formou a sociedade Petróleo Sabbá SA, que assumiu as atividades do departamento de Petróleo do IB Sabbá & Cia. Ltda. No mesmo ano, a COPAM foi nacionalizada pelo governo militar e rebatizada Refinaria de Manaus (REMAN). Em 1996, foi renomeada Refinaria Isaac Sabbá. Em 31 de maio de 1974, a COPAM foi incorporada ao Sistema Petrobras como Refinaria de Manaus (Reman).
Deixe um comentário