
Segundo a Seduc, o aluno e o ex-aluno foram conduzidos à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai) acompanhados pelo gestor e o pedagogo da escola. Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) informa que tomou conhecimento de ameaças em redes sociais feitas por um aluno e um ex-aluno do Instituto de Educação de Amazonas (IEA) na manhã desta quinta-feira (14), denunciadas pelos pais e pelo gestor do instituto.
O fato causou pânico entre alunos e pais foram até a unidade buscar filhos. Houve comoção, nervosismo e choro entre os jovens e familiares que estiveram no local, após a divulgação da ameaça.
Segundo a Seduc, o aluno e o ex-aluno foram conduzidos à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai) acompanhados pelo gestor e o pedagogo da escola.
Ameaças
A secretaria ressalta que mesmo diante das ameaças, não houve concretização de nenhum ato, não havendo, portanto, registro de agressões nas dependência da escola. O fato é classificado isolado, ocorrido de forma atípica.
No próximo sábado (16), a Seduc realizará uma reunião, previamente convocada, com gestores e professores das escolas para realinhar medidas de segurança, tendo como foco reforçar as orientações para todo o corpo escolar, incluindo os agentes de portaria.
Controle
A Seduc ressalta, ainda, que tem como prioridade em conjunto com os gestores pautar pelo maior controle do acesso à escola tanto em relação aos alunos quanto de pais e responsáveis.
Além disso, a secretaria tem reforçado a necessidade de contato direto com as Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms), que dão suporte no atendimento e presença dos policiais na área externa da escola.
Sobre seguranças nas escolas.
A Creche Ana Lopes situada no conjunto Aruana na zona oeste não tem vigia, ou agente de portaria.
Muito perigoso por ser uma área com pouco movimento, não vejo se quer viaturas passando por lá.
Na unidade tem um rapaz que faz parte da administração da escola, o restante são mulheres e crianças com idades de 1 a 3 anos.