
Coronel Alfredo Menezes (direita) confirmado na Suframa, após resistir ao lobby de políticos. Ele esteve quinta, em Brasília, ao lado do vice-governador Carlos Almeida, com o vice-presidente Mourão (centro)
O coronel da reserva do Exército Brasileiro Alfredo Alexandre de Menezes Júnior é novo superintendente da Zona Franca de Manaus. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (15/02). Ele enfrentou resistência dos grupos políticos que dominam o órgão, mas foi confirmado pelo presidente Jair Bolsonaro.
A mesma edição do DOU traz a destituição do superintendente Appio da Silva Tolentino.
Menezes, que é mestre em administração e doutor em planejamento, se afasta da gerência regional da Poupex Associação de Poupança e Empréstimo. Trata-se de financeira com foco no quadro de pessoal do Exército. O coronel tirou o órgão no Estado dos últimos lugares no ranking nacional e colocá-lo nos 10 primeiros do País.
O senador Omar Aziz, o deputado federal Silas Câmara e o ex-deputado Pauderney Avelino resistiram à nomeação. Pauderney tentava ser ele próprio nomeado superintendente. A reivindicação ficou mais forte após o partido dele, o Democratas (DEM), confirmar Rodrigo Maia na presidência da Câmara Federal.
A volta do presidente Bolsonaro, após semanas de internação, serviu para por fim ao lobby e confirmar Menezes. Ele serviu com os generais vice-presidente Hamilton Mourão, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, e o secretário nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo. Os três estão entre os principais assessores de Bolsonaro.
O coronel Menezes serviu em missões da Organização das Nações Unidas (ONU) em Angola e da Organização dos Estados Americanos (OEA) na África.
Superintendentes adjuntos
A expectativa agora é pela confirmação dos superintendentes adjuntos da Suframa. Marcelo Pereira e Igrejas Lopes eram tidos como certos para continuarem nos cargos. A pressão política dos últimos dias, porém, pode ter mudado essa determinação do novo superintendente. Marcelo é ligado a Silas Câmara e Igrejas a Pauderney.
Ainda não há data para a posse de Alfredo Menezes na Suframa. “Não quero nada muito formal. Quero é trabalhar”, disse o novo superintendente. Ele já participou de diversos atos em Brasília, sendo citado como superintendente. Uma das autoridades que o citaram foi o secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), Carlos Alexandre Costa. A Sepec, ligada ao superministério da Economia, do ministro Paulo Guedes, é o órgão ao qual a Suframa está subordinada.
Quinta (15/02), Alfredo Menezes acompanhou o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida, em audiência com o vice-presidente Hamilton Mourão. Acumulando o cargo de secretário estadual de Saúde, Almeida foi pedir ajuda para superar a crise no setor.
Deixe um comentário