Fieam e Cieam entregam Mérito Industrial. Presidente da Coca-Cola Brasil e Recofarma é o industrial do ano

O presidente da Coca-Cola Brasil e da Recofarma, Xiemar Zarazúa, eleito Industrial do Ano, foi o principal homenageado na entrega do Mérito Industrial 2013, na última sexta-feira (24/05), no Clube do Trabalhador, promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM).

Zarazúa disse que esse reconhecimento vem coroar uma rica e honesta história de parceria, crescimento e cooperação entre a Companhia e o Amazonas. “Nossa fabricação no Estado é responsável por uma cadeia de valor que apoia 11 mil famílias, entre funcionários, fornecedores e prestadores de serviços”, discursou, ao receber o diploma das mãos do presidente da Fieam, Antonio Silva, e do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, uma das autoridades convidadas.

Com foco na celebração da Indústria do Amazonas, foram destacadas, este ano, quatro personalidades. Além de Xiemar Zarazúa, a empresária Fátima Barreto Sales, da empresa Cupuama do Amazonas Indústria, Comércio e Exportação Ltda, recebeu o diploma de Microindustrial do Ano. Com a medalha do Mérito Industrial foram agraciados o comandante Militar da Amazônia, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, e o presidente da Federação do Comércio do Estado do Amazonas, Roberto Tadros. A Recofarma Indústria do Amazonas, pertencente ao Grupo Coca-Cola Brasil, recebeu o diploma de Empresa Exportadora, pelo melhor desempenho no Polo Industrial de Manaus (PIM) em vendas para o exterior, em 2012: US$ 200 milhões.

Ao receber o diploma pela Recofarma, Xiemar Zarazúa lembrou o investimento pela Coca-Cola Brasil na criação de uma unidade produtora de açúcar no município de Presidente Figueiredo, a 120 quilômetros de Manaus, com o desenvolvimento de uma variedade de cana mais adequada para o solo e o clima amazônicos. “Também estamos investindo na evolução da cadeia de produção do guaraná. Hoje estamos atuando em parceria com o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) e estudando frutos locais para ingredientes de nossas bebidas. A primeira fruta já utilizada é o açaí, mas outras com certeza virão”, disse o empresário.

Cerca de 500 pessoas prestigiaram o Industrial 2013. Destaque para a presença do Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, do prefeito de Manaus, Arthur Neto, do secretário de Estado da Fazenda, Afonso Lobo, do superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira, e do ViceAlmirante da Marinha, Domingos Savio Almeida Nogueira, dentre outras autoridades civis e militares.

Microindustrial 

A Microindustrial do Ano, Francisca Fátima Sales, relembrou o período em que adquiriu um sítio no município do Careiro, a 102 quilômetros de Manaus, para o lazer dos três filhos pequenos e que logo depois se transformou num negócio promissor da família, a Cupuama.

“A partir de um plantio de cupuaçu, vislumbramos uma oportunidade de negócios. Aprendemos um pouco sobre esta fruta maravilhosa para aproveitá-la ao máximo e assim comercializá-la”, disse Fátima, ressaltando que todo o trabalho realizado sobre o cupuaçu e a ampliação das atividades da Cupuama foi sustentado à base de muito estudo e pesquisa.

“Quem disse que microempresa não faz pesquisa? Nós fazemos e acreditamos que, tendo apoio de empresários, das universidades, instituições de pesquisas e, principalmente, do poder público, é possível transformar o mundo através do conhecimento. E foi com este pensamento que demos continuidade ao processo de agregação de valor ao cupuaçu”, enfatizou Fátima.

Segundo a homenageada, o papel da sua iniciativa como pequena empreendedora vai além do lucro. A Cupuama contribui com a agroindústria no interior do Amazonas, pois utiliza o trabalho de 30 agricultores rurais, gerando renda para aproximadamente mil pessoas.

Mérito Industrial

A cada dois anos, a FIEAM e o CIEAM, outorgam a Medalha do Mérito Industrial a personalidades comprometidas com o desenvolvimento da indústria e da região amazônica. Em 2013, um dos homenageados, o comandante militar da Amazônia, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, disse que a honraria fortalece os laços que o ligam ao Amazonas.

O outro homenageado com o Mérito Industrial, o empresário Roberto Tadros agradeceu ao presidente da FIEAM, Antonio Silva, e disse que espera estar dando sua parcela de contribuição para o desenvolvimento do Amazonas.

Mário Tadros, Fátima Sales, Antônio Silva, Xiemar Zarazúa e general Eduardo Villas Bôas.

Mário Tadros, Fátima Sales, Antônio Silva, Xiemar Zarazúa e general Eduardo Villas Bôas.

Recofarma, maior exportadora de 2012

Pela exportação de US$ 200 milhões para o continente americano, a Recofarma Indústria do Amazonas foi a maior exportadora de 2012. O título foi entregue ao presidente da Recofarma Indústria do Amazonas e da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa, personalidade que também recebeu o prêmio de Industrial do Ano.

De acordo com o diretor de operações da América Latina da Coca-Cola, Jório Veiga, a exportação da Recofarma em 2012 aumentou cerca de 40% com relação a 2011, vendendo 6.700 toneladas de concentrados de bebidas para Venezuela, Colômbia, Paraguai, Equador e Trinidad/Tobago, ressaltando que a tendência da Companhia é ampliar os negócios, hoje com 250 fórmulas de concentrados para o Brasil e exterior.

“Até o final do ano estaremos lançando uma bebida à base do açaí do Amazonas. Estamos em estudo e selecionando cinco empresas para nos fornecer o açaí processado. Essa iniciativa de contemplar mais uma fruta desta rica região deve envolver cerca de 2 mil pessoas na função de produtores e processadores”, anunciou Jório.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *